• Otite Média Aguda

Infecção do ouvido médio por vírus ou bactérias. É uma doença muito comum, principalmente nas crianças pequenas.

A grande maioria das vezes ocorre durante um resfriado muito forte, em que as secreções do nariz (com vírus e bactérias) são aspiradas para o interior do ouvido. A partir de então, iniciam-se os sintomas: dor de ouvido, perda de audição, pressão nos ouvidos e febre.

As crianças que frequentam creches têm alergias alimentares, usam chupetas, mamam deitadas e estão expostas a fumaça de cigarro tem maior risco de apresentarem otite media aguda.

O tratamento pode variar de apenas uso de analgésico para os casos mais brandos, até o uso de antibióticos para os casos mais severos.

• Otite Média Serosa

Para que tenhamos uma audição normal é necessária à presença de ar dentro da caixa timpânica. O ar faz com que as estruturas do ouvido médio reverberem e conduzam o som em nossos ouvidos.

No caso da otite média serosa, o ar é substituído por secreção na caixa timpânica. Isso acontece com frequência após as infecções do nariz, garganta e seios da face.

Pacientes adultos tem como sintomas perda auditiva, sensação de pressão nos ouvidos e zumbido.

Nas crianças os sintomas não aparecem de forma clara. Os pais devem ficar atentos a alguns sinais de perda auditiva dos filhos. Por exemplo, crianças que assistem a TV com o “volume alto”, trocas de letras ao falar, desatenção, mau desempenho escolar etc..

O tratamento é feito pelo otorrinolaringologista. Inicialmente, identificamos e tratamos a causa base (problemas no nariz, garganta ou seios da face). Nos casos em que não há melhora com remédios, optamos pela drenagem da secreção dos ouvidos em centro cirúrgico e colocação de tubos de ventilação.

• O que é cerúmen ou cera de ouvido?

É uma secreção produzida naturalmente pela pele de nosso ouvido. Tem como principal função a proteção contra infecções.

• O cerúmen pode causar problema?

Na maior parte das pessoas não. Em alguns indivíduos, no entanto, o acúmulo de cerúmen pode causar alguns incômodos como perda auditiva, dor leve, zumbido e pressão no ouvido.

• Quem pode ter acúmulo de cerúmen nos ouvidos?

Qualquer pessoa pode ter. No entanto, observamos que o acúmulo de cerúmen ocorre mais em:

Otorrinolaringologia clínica e cirúrgica
    Otorrinolaringologia pediátrica
    Fonoaudiologia

• O médico pode me dizer se eu tenho muito cera nos ouvidos?

Sim. O otorrinolaringologista pode examinar o seu ouvido e avaliar se há excesso de cerume e se há bloqueio do canal auditivo.

• E se eu tiver acúmulo de cerúmen no ouvido?

O otorrinolaringologista pode remover o cerúmen impactado com pinças apropriadas ou com uma lavagem com soro. A remoção é indolor e os recuperação é instantânea.